RESULTADO DE BUSCA
ESCOLAS DA FLORESTA: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor Principal: Cecília Massako Nomiso        Co-autores: Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
Resumo: Este trabalho visa apresentar um modelo pré-escolar comum em países da Escandinávia, Europa, Estados Unidos e Japão, conhecido por Forest Schools, Waldkindergarten ou Natural Schools, nesta pesquisa traduzimos como Escolas da Floresta, e relatar a experiência e observações realizadas nesses espaços educacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa nos referimos às escolas do Japão, visitadas pela pesquisadora durante curso de especialização em educação infantil financiado pela JICA (Japan International Cooperation Agency), em 2018. As rotinas ao ar livre das crianças que frequentam essas escolas foram acompanhadas em pesquisas de campo durante visitas técnicas e em estágio supervisionado. Destas observações e análises, percebemos os inúmeros aprendizados cognitivos, sensoriais, sociais e ambientais que essas crianças adquiriram ao manter contato direto e frequente com a natureza e as diversas possibilidades de ampliação desses conhecimentos e práticas dentro dessa abordagem pedagógica.,
Palavras-chave: Escolas da floresta. Educação infantil. Japão.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

Estatísticas:
9
acessos
3
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO