RESULTADO DE BUSCA
EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESCONSTRUINDO AS CONCEPÇÕES CULTURAIS DO POVO INDÍGENA
Autor Principal: JULIANA DE MORAES NOGUEIRA        Co-autores: ANGELICA APARECIDA ALVES DOS SANTOS
Resumo: O Ensino Fundamental muitas vezes é visto apenas como uma fase de alfabetização, desconsiderando que também é uma fase onde se constrói a maior parte dos costumes permanentes, além do caráter do individuo. Observando o ensino fundamental, percebemos que existem propostas para o trabalho da cultura indígena, mas que muitas vezes fica um dialogo aberto sobre determinado tema, já que os textos que a apostila em que o educador deve trabalhar, possui difícil entendimento, tanto na escrita como em sua interpretação. É importante ressaltar que esse tema é de suma importância para o desenvolvimento da criança como cidadão crítico e reflexivo em relação ao meio social. Portanto, este projeto tem o objetivo de desmistificar a visão romantizada que os estudantes possuem dos povos indígenas, desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, interior de São Paulo. Ele foi dividido em três etapas e ao termino dele pode-se observar a mudança da visão dos educandos graças às atividades práticas e de contato com a cultura indígena. Ficou perceptível também, a importância de se vincular a formação de professores com a prática docente, a troca de conhecimento de ambas as partes propiciou uma formação prática real para os estudantes da graduação e uma aprendizagem continuada para os professores atuantes da educação básica.,
Palavras-chave: Ensino fundamental. Cultura Indígena. Meio Social.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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