RESULTADO DE BUSCA
ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O AUXÍLIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Autor Principal: Reynaldo D Alessandro Neto        Co-autores: Mariana Capelin Fabricio
Resumo: Este relato de experiência tem como objetivo descrever o uso da história da matemática com o auxílio de um programa computacional gerador de gráficos, como ferramenta auxiliar no estudo de alguns fenômenos que são explicados através das características encontradas em gráficos de funções exponenciais. A ideia tem como foco proporcionar ao aluno o acesso a história do desenvolvimento do conceito de função para que, a partir disso, possa perceber a sua importância para a explicação de diversos fenômenos, a partir da simples verificação, através de gráficos gerados instantaneamente no recurso computacional. A experiência mostra que, dessa forma, o aluno compreende que, em geral, um conceito que foi historicamente discutido, tem grande relevância no nosso cotidiano, e, a partir disso, percebe que conjecturar sobre tendências de comportamento desse tipo de função podem explicar, uma diversidade de fenômenos. O relato apresenta o software WINPLOT como instrumento motivador e facilitador da aprendizagem.,
Palavras-chave: História da Matemática, Novas Tecnologias e Função Exponencial.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
15
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO