RESULTADO DE BUSCA
OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA A DOCÊNCIA (OPED): A POSSIBILIDADE DE UM ESPAÇO FORMATIVO PARA OS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA ALIADO AO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autor Principal: Fabiana Andrea Barbosa Kastelinjs        Co-autores: Viridiana Alves de Lara Silva, Patricia Lucia Vosgrau de Freitas
Resumo: Este texto objetiva relatar a experiência vivenciada no ano de 2018 denominada 1º. Ciclo de Oficinas Pedagógicas para a Docência (OPED), coordenado pelo grupo de professoras de Estágio em Docência nos Anos Iniciais do Ensino fundamental da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ao se ler as autoavaliações feitas pelos concluintes ao término de 2017, pôde-se perceber que, ao chegarem ao último ano do curso, muitos se deparam com uma realidade muitas vezes distante, com inúmeras dificuldades a serem superadas em sua inserção individual em campo de estágio, como salas com mais de 30 alunos, crianças inclusas, necessidade de domínio de diferentes áreas do conhecimento, alunos em diferentes níveis de aprendizagem em uma mesma turma, questões ligadas à indisciplina, à defasagem na leitura, na escrita, dentre outros. Portanto, a proposta do ciclo de oficinas objetivou um momento lúdico, interativo e problematizador acerca dos maiores desafios elencados pelos sujeitos que já estiveram em campo, a fim de debater a realidade escolar, posta nas problemáticas vistas no cotidiano de diferentes campos de estágio, bem como repensar o caráter subjetivo e político da docência, bem como sua função social. As oficinas pedagógicas se respaldam na premissa de que, quando se aprende fazendo, a partir de uma metodologia participativa, centrada em questões norteadoras sem, contudo, pautar-se em “respostas prontas”, desenvolve-se a capacidade de reflexão individual e coletiva, fundamental para a ação do futuro docente, articulando diferentes olhares acerca da mesma problemática, com um caráter globalizante e integrador entre docência e as teorias que respaldam determinadas práticas.,
Palavras-chave: Oficinas Pedagógicas. Estágio Curricular. Formação de professores
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
9
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO