RESULTADO DE BUSCA
POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
Autor Principal: Willian dos Santos Bonfim
Resumo: As ações deste trabalho assentam-se na exploração do conteúdo específico do “Petróleo e seus derivados” via abordagem transdisciplinar nas disciplinas de Química, História e Geografia na busca por elementos da “Aprendizagem Histórica” de Jörn Rüsen (2011). Os elementos relacionam-se à “Temporalidade” e ao “Processo Histórico” (RÜSEN, 2011; BAROM & CERRI, 2011; SCHMIDT & GARCIA, 2003). A “transdisciplinaridade” situou a proposta de ensino e trabalho de três docentes (GUEDES et.al, 2010; SANTOS, 2008). Realizou-se “sequências didáticas transdisciplinares”, finalizando com “obra fílmica” tipo vídeo-documentário (PEDADE & PIRES, 2014; VIEIRA, 2017; CABEIRA, 2018). Os indícios foram prospectados por questionário aberto e “narrativas históricas escritas” por alunos de escola pública. Estabeleceu-se análises por disciplinas (cada), e análise específica na conjuntura das narrativas históricas escritas. Por fim, realizou-se análise global da proposta transdisciplinar segundo a aprendizagem histórica. Constatou-se a possibilidade do trabalho transdisciplinar quando desta perspectiva, que disciplinas de igual área de conhecimento possuem melhores condições de articular e promover os elementos da aprendizagem histórica, e considera-se que a narrativa histórica escrita se faz instrumento capaz de articular os conceitos de temporalidade e processo histórico nesta proposta. Fomenta-se, pelo presente trabalho, uma perspectiva válida à aprendizagem histórica.,
Palavras-chave: Transdisciplinar, Aprendizagem Histórica, Obra Fílmica
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
8
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO