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ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE ISOMERIA CONSTITUCIONAL E GEOMÉTRICA: USO DO TANGRAM E DE CONTEXTUALIZAÇÃO
Autor Principal: Gabriela Martins Piva        Co-autores: Gustavo Bizarria Gibin
Resumo: No presente trabalho é relatada a aplicação de uma sequência didática elaborada para abordar o conceito de isomeria constitucional e geométrica no ensino de Química para os alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Presidente Prudente - SP, por meio da utilização do jogo Tangram e da contextualização. De acordo com a interpretação da obra de Jean Piaget, a utilização de jogos e de contextualização auxilia nos processos de assimilação e acomodação. Tais processos são importantes para promover a aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e, posteriormente, submetidos a uma análise quantitativa e qualitativa. Assim, verificou-se que foi possível promover uma aprendizagem dos alunos sobre o conceito de isomeria constitucional e geométrica ao aplicar a sequência didática elaborada, visto que eles apresentaram respostas que estavam de acordo com os conceitos científicos em relação à definição, identificação e diferenciação de isômeros. Além disso, constatou-se que houve a contextualização do conceito com termos cotidianos, como gordura trans. Durante a aplicação da sequência didática os alunos foram participativos ao aceitar o desafio do jogo, realizar perguntas e expor suas opiniões na etapa de contextualização.,
Palavras-chave: Lúdico. Sequência didática. Ensino de Química.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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