RESULTADO DE BUSCA
ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CONTEÚDOS CURRICULARES DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE BAURU/SP
Autor Principal: Eliane Aparecida Toledo Pinto        Co-autores: Bruna Tavares Morgado , Gabriela Cristina Pinto Prado , Maria Eduarda de Carvalho Ramos
Resumo: A educação ambiental (EA) é também educação em suas várias dimensões, estando intrinsecamente relacionada a formação humana, portanto, um processo de apropriação, pelos sujeitos construída histórica e coletivamente pela própria humanidade. Desta forma, o processo educativo ambiental diz respeito à relação entre cidadania, ambiente e aspectos históricos construídos pela humanidade e, neste sentido, é imprescindível, no contexto educacional investigarmos como ela está sendo trabalhada, via conteúdos curriculares. Assim, o objetivo do presente estudo é identificar e analisar os conteúdos curriculares para a inserção da EA em algumas escolas públicas (estaduais e municipais) de Bauru/SP. Para tanto foi realizada nesta etapa da pesquisa a análise dos documentos das escolas (Projeto Político Pedagógico, Plano de Gestão), o Currículo do Estado de São Paulo e o Currículo do Município de Bauru quanto a educação ambiental. Primeiramente foi feito um levantamento dos descritores (palavras-chave) contemplando a educação ambiental nos documentos e em seguida uma análise das macrotendências (conservadora, pragmática e crítica) em educação ambiental. A análise dos documentos das escolas públicas nos possibilitou compreender as concepções, os conceitos e as tendências da EA nas escolas e suas fragilidades.,
Palavras-chave: Educação Ambiental, Conteúdos curriculares, Escolas Públicas.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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