RESULTADO DE BUSCA
LETRAMENTO E ALFABETIZAçãO NA VISãO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Daniele Santos Dalla Lana        Co-autores: Keila Souza Boldrin, Thaís Aparecida Silvério
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar as concepções de alfabetização e letramento de professores do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Guarulhos, comparar essas concepções com sua prática pedagógica alfabetizadora e relacioná-las à sua formação e atuação docente. Para isso, 7 professores receberam um formulário com questões abertas e fechadas sobre: dados de identificação, formação, atuação profissional, concepção de aprendizagem da língua escrita, conhecimento da prática pedagógica alfabetizadora. Como resultados parciais temos que menos da metade das professoras considera que o processo de alfabetização se inicia antes do período formal de escolarização; 57% apontaram que o contato com textos diversificados é aspecto essencial para a alfabetização, no entanto, a maioria das professoras não compreende o significado de alfabetização e letramento como processos distintos porém indissociáveis, o que limita sua atuação no sentido de “alfabetizar letrando” como é proposto atualmente. Concluímos parcialmente que há carência na formação de professores no que se refere aos conhecimentos acerca da relação ensino/aprendizagem da leitura e escrita.,
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Ensino Fundamental.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
13
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO