RESULTADO DE BUSCA
USO DE SOFTWARE COMO INSTRUMENTO AUXILIAR PARA IDENTIFICAR OPERAÇÕES DE CONEXÃO NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Autor Principal: Kathia Alexandra Lara Canizares        Co-autores: Thaís Cavalcanti dos Santos, Ana Flavia Lopes Lenharo, Rosa Maria Manzoni, Décio Dantas do Nascimento
Resumo: Este trabalho apresenta a análise, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), do uso do software Tropes Zoom para identificar operadores de conexão – encaixamento, balizamento e ligação - numa dissertação argumentativa com o objetivo de demarcar zonas proximais no uso destes recursos na articulação do conteúdo temático. O corpus de análise constituiu-se da produção inicial (PI) e da produção final (PF) de uma dissertação argumentativa de vestibular, produzida por um mesmo estudante da terceira série do Ensino Médio, de uma escola pública, antes e após oficinas de produção de textos ocorridas nas aulas de Língua Portuguesa. O software Tropes Zoom apontou a porcentagem das ocorrências de conectivos na PI e PF, auxiliando, assim, a análise de indicadores de conexão, segundo o quadro proposto pelo ISD. Com isso, foi possível observar, na PF em relação à PI, o aumento das marcas de conexão de encaixamento e a diminuição das marcas de ligação. A identificação do valor das unidades linguísticas no seu uso efetivo facilitou o reconhecimento pontual das marcas de conexão e, assim, permitiu que os resultados apontassem pistas para o planejamento de atividades específicas, direcionadas ao uso e ao controle de unidades linguísticas na escrita. Dessa forma, o software Tropes Zoom pode colaborar tanto para pesquisadores quanto para professores empregarem maior precisão e economia de tempo na organização, classificação e processamento da análise dos textos empíricos de estudantes, auxiliando as adaptações necessárias ao ensino.,
Palavras-chave: ISD. Dissertação Argumentativa. Software.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
12
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO