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ESCOLAS EM CONEXÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM PROJETO COLETIVO DE ARBORIZAÇÃO URBANA
Autor Principal: Gabriela Aparecida de Oliveira
Resumo: A arborização urbana, quando bem projetada, proporciona melhoria na saúde física e mental do ser humano, trazendo, portanto, benefícios ambientais e sociais que melhoram a qualidade de vida nas cidades. No entanto, apesar dessa importância, a configuração arbórea demonstra um déficit na qualidade e na quantidade de árvores presentes na região urbana de nossas cidades. Ainda, grande parte da população é indiferente a essa responsabilidade ambiental por falta de conscientização de seu papel como agente transformador dessa realidade. Envolto por esses questionamentos, esse trabalho descreve parte de um projeto maior de mestrado de uma das autoras (G. A. de O.) que corresponde à construção de um viveiro de mudas nativas do Cerrado e da Mata Atlântica. A finalidade é produzir, com a colaboração dos estudantes da Escola Estadual Dr. Francisco de Paula Abreu Sodré, localizada no município de Ubirajara-SP, que abrange o Ensino Fundamental – Ciclos Finais e o Ensino Médio, mudas de espécies selecionadas que serão doadas aos cidadãos do município de Ubirajara/SP para plantio e cuidados. Também será espaço de diálogo entre as práticas de educação ambiental dos alunos da referida escola junto aos alunos do Ensino Fundamental – primeiro ciclo da Escola Municipal do município, multiplicando o conhecimento que esses adolescentes e jovens constroem nas aulas de ciências e biologia. A construção do viveiro de mudas foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubirajara/SP, que cedeu mão-de-obra qualificada. Os recursos financeiros para conclusão do viveiro foi obtido pelo EMI- Ensino Médio Inovador, no ano de 2017. Os alunos do Ensino Médio após as aulas de Ecologia e Botânica trabalham com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – Anos Iniciais temáticas ambientais. Assim, a escola torna-se responsável por contribuir com a rearborização do município não apenas cedendo à comunidade as mudas produzidas no viveiro da unidade escolar. Mas também por um trabalho colaborativo com a prefeitura por meio de auxílio técnico do agrônomo responsável pela gestão da arborização urbana do município junto ao Programa Município Verde Azul, e um trabalho de formação de alunos do ensino básico com emprego de metodologia ativa, colaborativa contribuindo para formação de cidadãos críticos. Os alunos do ensino médio atuam como tutores dos alunos do ensino fundamental primeiro ciclo de 1º ao 5º ano, tornando-se agentes ambientais. ,
Palavras-chave: Arborização, Ensino Colaborativo, Viveiro de Mudas.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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