RESULTADO DE BUSCA
GêNEROS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LíNGUA PORTUGUESA
Autor Principal: Gabriela Mantovanelli Bevilaqua        Co-autores: Jackson Gois
Resumo: Há alguns anos, a abordagem de ensino da língua materna, mais especificamente da gramática, tem sido um verdadeiro desafio e se tornou objeto de reflexões, debates e de pesquisas de caráter qualitativo. O objetivo dessa pesquisa é investigar o domínio da ferramenta cultural de gêneros discursivos, utilizada por alunos de Ensino Médio, à luz das perspectivas da Teoria da Ação Mediada de James Wertsch. Os dados foram coletados através de atividades escritas de Língua Portuguesa em uma escola privada de São José do Rio Preto/SP. A análise dos dados nos permite observar que a intervenção da professora tem um papel importante ao comparar o domínio da ferramenta cultural antes e após a sua apresentação. Também observamos que quanto mais os alunos exercitam uma ferramenta cultural, maior é o domínio que apresentam sobre ela. O domínio da ferramenta cultural contribui para o processo de ensino aprendizagem do aluno e está intimamente correlacionada a elaboração de significados. ,
Palavras-chave: Elaboração de significado. Gêneros discursivos. Wertsch.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
6
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO