RESULTADO DE BUSCA
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORAS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAS
Autor Principal: CRISTIANA BRASILIO        Co-autores: João Batista Santos Junior, Carolina P. R. Amorim
Resumo: São apresentados aqui os resultados preliminares de uma investigação que focaliza as reestruturações nas concepções e visões de um grupo colaborativo formado por três professoras dos anos iniciais de escolas públicas do estado de São Paulo que visam implementar a Alfabetização Cientifica em suas aulas. Os resultados apontam que o grupo colaborativo está se constituindo em um espaço efetivo para o desenvolvimento profissional e o enfrentamento de dificuldades com o ensino. Foram utilizados aqui dois instrumentos sendo um que visa a identificação de indicadores da Alfabetização Científica e outro voltado para as necessidades formativas. Ambos instrumentos foram respondidos pelo grupo antes do começo do trabalho colaborativo e após um semestre. As declarações das docentes apontam para a conscientização de necessidades formativas que não eram percebidas anteriormente e a valorização de ações dos alunos nas aulas antes não valorizadas, tal fato, pode indicar ressignificação de elementos da prática pedagógica. A participação no grupo colaborativo está favorecendo a reflexão e a problematização das dificuldades com o ensino e a incorporação de outros pontos de vista sobre o processo pedagógico. ,
Palavras-chave: Palavras-chave: Alfabetização Científica. Formação docente. Ensino Fundamental.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
14
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO