RESULTADO DE BUSCA
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO VOLTADA ÀS IDEIAS DE MARX E GRAMSCI
Autor Principal: maryane barbosa        Co-autores: Beatriz Milani Gomes , Gabriely Aparecida Rissi da Silva , Jacqueline Marques Fernandes Mouro , Deise Becker Kirsch
Resumo: Este trabalho originou-se de uma discussão desenvolvida na disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Paraná. Teve como objetivo expor as ideias de Marx e Gramsci no que diz respeito ao conceito de homem e educação; também busca diferenças e semelhanças em seus pensamentos e relaciona-os com a atualidade. A abordagem metodológica envolveu uma revisão bibliográfica, onde buscou-se compreender a educação no ponto de vista de Marx, o qual acreditava e incentivava as transformações sociais e observava a educação como uma chave para isso. Discute-se, também, o conceito de “Onilateralidade”, onde Marx chega à conclusão que para alcançar tal estado a escolaridade precisaria ligar-se ao trabalho produtivo, podendo assim, humanizar o trabalhador. Já na época de Gramsci, as escolas tinham ensino técnico-industrial, que era destinado ao proletariado, formava profissionais diretamente para o trabalho manual estimulando ainda mais a desigualdade social. Com o capitalismo, a classe dominante recebe uma formação filosófica que desenvolve o ser intelectual. Enquanto a classe dominada, recebe a formação voltada para o técnico, sem considerar a parte cultural que é importante para o desenvolvimento humano. Considerando os pensamentos dos dois teóricos, a única forma de acabar com a desigualdade é pela educação. Marx via a educação como uma maneira de revolucionar, e Gramsci se baseava nas teorias marxistas para confirmar esse pensamento. ,
Palavras-chave: Educação. Onilateralidade. Transformação Social.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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