RESULTADO DE BUSCA
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
Autor Principal: Maísa Malta        Co-autores: Hilda Maria Gonçalves da Silva
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o contexto de formulação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), bem como sua organização e as principais concepções que pautam os objetivos e as matrizes de referência deste instrumento avaliativo de larga escala. Para tanto, foi realizada análise de três documentos oficiais que tratam desta avaliação, a fim de compreender o contexto educacional do país no momento em que a ANA é criada, como também definir os conceitos de ciclo de alfabetização e alfabetização e letramento, presentes nos documentos analisados. Os resultados da pesquisa revelam a tendência atual do país em realizar avaliações em larga escala e em medir o desempenho dos alunos ao final do 3º ano. Também demonstram que ao final do ciclo de alfabetização, ou seja, ao final dos três primeiros anos do ensino fundamental, é esperado que o aluno esteja alfabetizado, o que conforme a análise realizada significa compreender o sistema de escrita e suas regularidades, assim como o uso social da leitura, escrita e matemática nos diferentes contextos.,
Palavras-chave: Avaliação. Alfabetização. Letramento.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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