RESULTADO DE BUSCA
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB O ENFOQUE COMPARATIVO: CASOS DE BRASIL E PORTUGAL
Autor Principal: Jaqueline Assunção Curitiba        Co-autores: Oswaldo Gonçalves Junior
Resumo: Neste trabalho, resultado de dissertação em andamento do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicamp, pretende-se analisar, através do enfoque comparativo, políticas públicas de educação inclusiva de Brasil e Portugal, visando maior entendimento sobre ambos casos e dessa forma, permitindo melhor compreensão sobre os complexos problemas existentes no sistema educacional brasileiro. Para tanto, análises em documentos legislativos de ambos países, acrescidos de ementas de processos judiciais e informações coletadas em reportagens dos países supracitados estão em andamento, sendo tais dados apurados em softwares de análises qualitativas. A priori, conclui-se que há um prejuízo do distanciamento existente entre os formuladores e implementadores destas políticas; além de baixo número de professores com deficiência nas redes de ensino, gerando uma não continuidade na garantia de direitos a esta clientela. Ademais, entende-se que Portugal, por compor o bloco econômico da União Europeia, se vê obrigado a cumprir o pleno atendimento dos direitos humanos como prerrogativa para se manter em tal grupo, que a este país lhe interessa do ponto de vista econômico, enquanto o Brasil não possui semelhante incentivo.,
Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação Inclusiva. Estudos Comparativos.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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