RESULTADO DE BUSCA
CONHECER AS NARRATIVAS DOS INDÍGENAS KATITAURLU EM SEU TERRITÓRIO COMO PROPOSTA SIGNIFICANTE NA ESCOLA
Autor Principal: RILANE SILVA REVERDITO GEMINIANO        Co-autores: Marcelo Augusto Totti
Resumo: A pesquisa busca conhecer as narrativas da comunidade indígena Nambikwara Katitaurlu no estado do Mato Grosso no qual a instituição escolar se faz presente em seu território. A ideia é possibilitar a aprendizagem a partir do conhecimento das necessidades dos escolares bem como da comunidade, adaptando, assim, os conhecimentos científicos que fazem parte da vida cotidiana da comunidade ao qual essa etnia está inserida. Os primeiros resultados possibilitaram observar que o processo de educação indígena ainda pouco pesquisado, considera a realidade sociocultural dos indígenas, a falta de conhecimento das narrativas, a utilização do livro didático em escolas e salas de aulas indígenas denota esse processo de distanciamento da cultura escolar das necessidades da comunidade. O percurso metodológico se sustenta em Willis (1991) que buscou atrelar os conhecimentos científicos à realidade social e cultural dos estudantes. Desse modo, tendo como ferramentas a análise documental, levantamento bibliográfico, etnografia e as narrativas, faremos um mapeamento que permita compreender a cultura, isso possibilita que os alunos indígenas reconheçam suas realizações pela interação dos conhecimentos da sua história, aos quais perpassam pela escola indígena e assim, vão compreendendo a estreita relação desses conhecimentos com sua vida cotidiana, o que constrói um sentimento de partícipe, de autoestima e de sujeito, possibilitando ações concretas de aprendizagem.,
Palavras-chave: Katitaurlu. Escola. Narrativas.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

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