RESULTADO DE BUSCA
FORMAçãO CONTINUADA: NOVOS CONCEITOS E ESTRATéGIAS FORTALECENDO O TRABALHO DOS DOCENTES DO SéCULO XXI
Autor Principal: LUIZ ALFREDO DE PAULA        Co-autores: SIBELE SCHIMIDTT DE PAULA
Resumo: A formação continuada de professores tem sido cada vez mais explorada e necessária frente às rápidas mudanças tecnológicas que, diariamente, tem entrado em voga para todos os seguimentos da educação brasileira e mundial. Adaptações nas atuais salas de aula e investimentos com tecnologias têm sido o primeiro passo de muitas escolas e redes de ensino, porém não basta o investimento físico e material, é necessário o aprimoramento das metodologias e didáticas para que tudo funcione de forma sincronizada. A Gamificação da Educação aparece não como a salvação para a educação, mas sim como um grande suporte para que na educação, docentes e discentes possam começar a se entender, frente a este mundo cada vez mais tecnológico. Não há excelência acadêmica sem a premissa da qualificação dos profissionais e os professores têm papel de destaque, pois, são eles que estão à frente das aulas, entusiasmando, motivando, orientando e ensinando os alunos. É na sala de aula onde as relações de confiança, respeito e cumplicidade determinam um aprendizado efetivo. Sendo assim, a formação continuada dos professores é um assunto delicado e necessário, devendo ofertar conhecimento, execução e reflexão. O aluno aprende mais com professores que levam consigo um consistente repertório cultural, pedagógico e metodológico e principalmente quando são apaixonados pela profissão e acreditam nas potencialidades dos estudantes.Este olhar na importância da formação continuada de professores fica bem evidente nos estudos que apontam que, podem inventar tecnologias, serviços, programas, máquinas diversas, umas a distância outras menos, mas nada substitui o bom professor. Nada substitui o bom senso, a capacidade de incentivo e de motivação que só os bons professores conseguem despertar.,
Palavras-chave: gamificação; capacitação; nativos digitais; didática.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
7
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO