RESULTADO DE BUSCA
COMUNICAçãO ALTERNATIVA E ALFABETIZAçãO: INICIANDO UMA DISCUSSãO
Autor Principal: Mariana dos Reis Alexandre        Co-autores: Thais Cristina Rodrigues Tezani
Resumo: As diferenças fazem parte da subjetividade do ser humano e, nossa sociedade vem passando por diferentes conceitos e perspectivas. Na educação escolar, se faz necessário considerar e valorizar essas singularidades, oferecendo o que cada aluno precisa para que avance no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, pensamos na comunicação alternativa em busca da interação social e autonomia, principalmente no processo de alfabetização, o que gerou questionamentos como: Há artigos acerca da temática? Quais? Quantos? O que dizem? Qual a contribuição da literatura sobre o tema? O objetivo geral deste trabalho consistiu em conhecer as pesquisas atuais sobre comunicação alternativa no processo de alfabetização. E, os objetivos específicos: a) identificar as produções sobre comunicação alternativa no processo de alfabetização; b) analisar as produções encontradas. Para alcançar os objetivos recorremos às bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Revista Educação Especial de 2010 a 2018. Esta é uma pesquisa incipiente que posteriormente será ampliada em buscas de dissertações e teses. Nos baseamos em Lakatos e Marconi (1992; 2010) e Castro (2012). Os dados encontrados foram analisados e confrontados com a bibliografia. Portanto, diante dos artigos estudamos sobre comunicação alternativa na alfabetização, concluímos que se faz necessária mais pesquisas na área e formação de professores para que essa etapa da escolarização seja também inclusiva.,
Palavras-chave: Educação inclusiva. Comunicação alternativa. Alfabetização.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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