RESULTADO DE BUSCA
A EDUCAçãO INCLUSIVA E O ENSINO DE FíSICA: RELATOS E VIVêNCIAS DOS BOLSISTAS DO PIBID EM CLASSE COMUM
Autor Principal: Erick Kenji Doi        Co-autores: Pedro Ricardo da Silva Neto, Allan Victor Ribeiro, Aguinaldo Capeletti Moura
Resumo: No Brasil, nos últimos cinco anos, de 2014 a 2018, dados relativos ao Censo Escolar divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicam crescimento de 33,2% no número de matrículas de estudantes com necessidades especiais. No que se refere ao ensino de Física para pessoas com Necessidades Educativas Especiais (NEE), a literatura aponta trabalhos relacionados a formação de professores para ensinarem Física no âmbito da educação inclusiva, bem como destacam abordagens metodológicas e avaliativas voltadas ao ensino de Física para pessoas com NEE, porém a quantidade de trabalhos nesta direção ainda é incipiente, principalmente quando se trata de estudantes disléxicos, com altas habilidades e com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Neste contexto, o presente trabalho apresenta, por meio de um relato de experiência, as principais dificuldades e adversidades vivenciadas por docentes de classe comum e bolsistas do PIBID ao atuar em salas que possuem alunos portadores de necessidades especificas com enfoque no TDAH e dislexia. Metodologicamente o trabalho baseia-se nas vivências dos bolsistas do PIBID e foi realizado no segundo semestre de 2018 em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. Resultados satisfatórios foram observados ao longo do trabalho de modo que o aluno apresentou progresso e melhora significativa na interpretação e aprendizagem dos conceitos científicos abordados. Contudo, é importante destacar que os resultados só foram alcançados por todo um trabalho não apenas educacional, mas também psicológico e emocional, de forma que o aluno se sentisse totalmente confortável e predisposto para construir seu conhecimento.,
Palavras-chave: Educação especial. Ensino de física. TDAH e dislexia.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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