RESULTADO DE BUSCA
AS INFLUÊNCIAS SOCIAIS REFLETIDAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Keli dos Santos Guadagnino
Resumo: A interação entre família, criança e escola merecem atenção e precisam de mais investigações. Este trabalho refere-se a fatores influentes no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, com idade entre 6 e 10 anos. O estudo objetivou-se em pesquisar como os fatores sociais influenciam no aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados foram realizadas buscas em sites seguros como: BDTD – Biblioteca Digital Nacional de Teses e Dissertações e Scielo, utilizou-se critérios para a seleção do material, pesquisou-se por datas e descritores. Desses encontrou-se 95 trabalhos sobre a temática, assim, pesquisou-se por menor período, o resultado caiu para 40 entre artigos e pesquisas, foram feitas uma Revisão Sistemática nestes que melhor adequou-se ao estudo. Percebe-se nos resultados o conteúdo crítico e teórico retratados nas Teorias da Aprendizagem, entre eles a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (1896-1934); os Fatores influentes na educação, o Projeto Político Pedagógico e o Currículo pautados nas Políticas Educacionais Nacionais; a Escola e a Sociedade com ênfase nas desigualdades sociais e a relação entre ensino público e privado. Pode-se observar no decorrer da pesquisa que as influências externas ao próprio indivíduo são extremamente relevantes para sua aprendizagem e podem gerar reações positivas ou negativas para o desenvolvimento humano. ,
Palavras-chave: DESIGUALDADE. EDUCAÇÃO. ESCOLA.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
10
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO