AS INFLUÊNCIAS SOCIAIS REFLETIDAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |||
Autor Principal: | Keli dos Santos Guadagnino | ||
Resumo: | A interação entre família, criança e escola merecem atenção e precisam de mais investigações. Este trabalho refere-se a fatores influentes no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, com idade entre 6 e 10 anos. O estudo objetivou-se em pesquisar como os fatores sociais influenciam no aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados foram realizadas buscas em sites seguros como: BDTD – Biblioteca Digital Nacional de Teses e Dissertações e Scielo, utilizou-se critérios para a seleção do material, pesquisou-se por datas e descritores. Desses encontrou-se 95 trabalhos sobre a temática, assim, pesquisou-se por menor período, o resultado caiu para 40 entre artigos e pesquisas, foram feitas uma Revisão Sistemática nestes que melhor adequou-se ao estudo. Percebe-se nos resultados o conteúdo crítico e teórico retratados nas Teorias da Aprendizagem, entre eles a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (1896-1934); os Fatores influentes na educação, o Projeto Político Pedagógico e o Currículo pautados nas Políticas Educacionais Nacionais; a Escola e a Sociedade com ênfase nas desigualdades sociais e a relação entre ensino público e privado. Pode-se observar no decorrer da pesquisa que as influências externas ao próprio indivíduo são extremamente relevantes para sua aprendizagem e podem gerar reações positivas ou negativas para o desenvolvimento humano. , | ||
Palavras-chave: | DESIGUALDADE. EDUCAÇÃO. ESCOLA. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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