RESULTADO DE BUSCA
EDUCAçãO INFANTIL E FORMAçãO HUMANA: A MEDIAçãO DA LITERATURA INFANTIL
Autor Principal: Camila Orpinelli        Co-autores: Kelvyn Zanoni Fonseca
Resumo: Este trabalho é referente a extensão universitária "Educação Infantil e formação humana: a mediação da literatura infantil”, com o referencial da Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvido com crianças de 3 e 5 anos em uma creche de Bauru durante o ano de 2018. Seu objetivo principal foi promover um vínculo ativo das crianças com a imagem artística e cultura literária objetivada em obras da literatura infantil, contribuindo para a formação e complexificação de processos psíquicos centrais na idade pré-escolar - linguagem, pensamento, memória, atenção e imaginação - requeridos e articulados na participação coletiva na atividade de contação de histórias, além de explicitar as contradições da realidade buscando uma visão crítica da sociedade. Para isso, foram realizadas 13 intervenções nas quais os contadores utilizam violão para a criação de contexto pré-interventivo e pós-interventivo para estimular o autocontrole da conduta das crianças. Apoiando em obras criticamente escolhidas, em cada intervenção buscou-se o uso de atividades de concreção para absorção do enfoque dado a partir da história. Alcançou-se um envolvimento afetivo-cognitivo com as histórias e personagens facilitando a memorização pelas crianças. Concluímos que a leitura previamente planejada alcança o público em seu período de jogos de papéis, porém a maior frequência de encontros poderia facilitar um trabalho mais completo,
Palavras-chave: desenvolvimento humano; educação infantil; arte literária;
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
7
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO