INVESTIGAÇÃO DOS MODELOS MENTAIS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO EXPRESSOS ATRAVÉS DE ANIMAÇÕES ELABORADAS POR DISCENTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA | |||
Autor Principal: | Paola Gimenez Mateus Co-autores: Luiz Henrique Ferreira | ||
Resumo: | Nesse trabalho foram investigados os modelos mentais que os estudantes de um curso de Licenciatura em Química constroem sobre o conceito de equilíbrio químico, utilizando como referencial teórico a teoria de modelos mentais proposta por Johnson-Laird (1983) e também a interpretação desta realizada por Moreira (1996). Johnson-Laird (1983) considera que o modelo mental é uma representação de alto nível que está no cerne psicológico da compreensão, em outras palavras, compreender algo implica em ter um modelo mental desse algo, o que nos permite fazer predições, inferências e compreender os fenômenos. A coleta de dados foi realizada através da elaboração individual por 14 discentes de uma animação representativa do sistema envolvido na formação da molécula do ozônio, a nível submicroscópico. Previamente a elaboração das animações foram discutidas as semi-reações envolvidas no processo. Entretanto, foi tomado o cuidado de em nenhum momento utilizar termologias relacionadas ao equilíbrio químico, apesar das setas em cada equação transmitir essa informação, com a finalidade de interferir o menos possível na coleta dos dados. Através das animações elaboradas pelos discentes, foi possível investigar os modelos mentais que estes possuem sobre o estado de equilíbrio químico e, a partir da análise de uma série de elementos encontrados nas animações, foi proposta uma classificação dos modelos mentais. No geral, foram encontrados dois modelos mentais para o fenômeno em questão, o primeiro, não incluiu as características básicas do estado de equilíbrio químico, e o segundo incluiu a coexistência e representação simultânea dos processos. A metodologia utilizada se mostrou promissora para a investigação de modelos mentais sobre a temática. , | ||
Palavras-chave: | Modelos mentais, equilíbrio químico, aprendizagem | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
Estatísticas: | 10 acessos |
7 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!