MENINO VESTE AZUL E MENINA VESTE ROSA: PRáTICAS SEXISTAS NA EDUCAçãO INFANTIL | |||
Autor Principal: | Marina Moura Lima Verde Dantas Co-autores: Joycy Beatriz Moreira Maia , Mesaque Silva Correia | ||
Resumo: | Considerando a relevância da construção de gênero na infância, o presente estudo teve como objetivo explicitar e analisar os discursos de uma professora da Educação Infantil referente à identidade de gênero em suas aulas. A fim de atingi-los, optamos por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo descritiva. A pesquisa foi realizada, em uma na turma do maternal de uma escola privada da cidade de Teresina–PI. Como técnica de produção de dados utilizamos a observação não participante. Discutimos a relação da Educação Infantil com questões de gênero, dialogando com teóricos como Louro, Felipe e Meyer, procurando estabelecer uma linha de pensamento baseada no discurso da professora da turma pesquisa. Encontramos que a escola desenvolve uma prática altamente separatista e sexista. Concluímos que a escola continua perpetuando diferenças sexistas, justificando suas atitudes como inconscientes ou normais, temendo também represália dos pais que possuem dificuldade e resistência em compreender tal conceito., | ||
Palavras-chave: | Gênero; Educação Infantil; Diferenças | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil | |
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