RESULTADO DE BUSCA
A DISCIPLINA DE INFORMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISES E INTERVENÇÕES
Autor Principal: Fernando Rodrigues dos Santos        Co-autores: Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) incorporadas à educação escolar estão diversificando e trazendo melhorias para os processos de ensino e aprendizagem, por meio de diversas ferramentas e aplicações que estimulam e propiciam o desenvolvimento cognitivo e psicossocial nos diversos níveis e modalidades de ensino. As TDIC, em alguns sistemas e modalidades de ensino, possuem relevância a ponto de serem incorporadas ao currículo como conteúdos didáticos, de modo transversal ou também por meio da inclusão de uma disciplina específica na matriz curricular. Tal situação é encontrada em quatro municípios de uma microrregião do Interior do Estado de São Paulo, nos quais a disciplina de informática faz parte da matriz curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental em suas respectivas redes públicas municipais de ensino. Diante deste contexto local foi realizada uma pesquisa qualitativa e análise dos conteúdos didáticos e aplicações utilizadas na disciplina de informática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e estudos teóricos e empíricos sobre currículo escolar e informática aplicada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando o desenvolvimento de uma coleção de livros didáticos digitais com atividades de conteúdos interdisciplinares abordados por meio da informática para discentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e guias de orientações para os docentes, servindo como um referencial teórico e prático na área da informática educativa.,
Palavras-chave: Disciplina de Informática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Currículo.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
15
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO