RESULTADO DE BUSCA
CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR NO COTIDIANO COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM
Autor Principal: Heliny de Carvalho Maximo        Co-autores: Aline Sommerhalder , Maria Elisa Nicolielo , Deise Aparecida Silva Malta
Resumo: O presente texto apresenta um relato de experiência que objetivou identificar e compreender do que brincam crianças de 4 anos de idade no cotidiano da educação infantil. Para sua realização, construiu-se um referencial teórico baseado em autores como: Kishimoto (2010) e Brougère (1998). O campo de observação foi selecionado conforme a intenção de acompanhar o cotidiano de brincadeiras das crianças sendo este, a Unidade de Atendimento à Criança (UAC). Para a recolha dos dados foram utilizados diários de campo, imagens e a observação participante. De abordagem qualitativa, o resultado da experiência mostrou que os momentos do brincar estão presentes na Educação Infantil de forma organizada e intensa, além dos interesses desta faixa etária se manifestarem na centralidade da modalidade do brincar de faz-de-conta. A ludicidade destas crianças revelou outros aspectos interessantes, como: o prazer pelos desafios corporais, a temática dos super-heróis nas brincadeiras e a referência aos produtos alimentícios divulgados pela mídia. ,
Palavras-chave: Crianças; Educação Infantil; Brincar.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
13
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO