RESULTADO DE BUSCA
JOGOS E BRINCADEIRAS NO 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA éTNICA-RACIAL
Autor Principal: Talila Schimith        Co-autores: Andresa de Souza Ugaya
Resumo: Os espaços escolares são riquíssimos quando o assunto é relações étnico-raciais. É nas instituições escolares que encontramos alunos oriundos de todos os tipos de lugares e com diferentes costumes. Com essa possibilidade de miscigenação de raças e etnias distintas o professor, especificamente o de Educação Física, tem um importante instrumento nas mãos para fazer de suas aulas um momento de reflexão e aprendizado de fato. No entanto, não é isso que vemos acontecer na prática: o professor de Educação Física conhece a origem das crianças e das famílias que pertencem ao grupo escolar que atua? Os jogos e brincadeiras que acontecem no ambiente escolar são contextualizados e desenvolvidos numa perspectiva étnico-racial, respeitando e valorizando a diversidade cultural? Diante de tais perguntas a presente pesquisa pretendeu investigar a origem dos familiares dos alunos de um 6º ano de uma escola estadual do município de Catanduva, bem como os jogos e brincadeiras que fazem parte do contexto dos mesmos. Para o levantamento dos dados foi realizado um questionário de autoaplicação com os familiares e posteriormente os alunos vivenciaram os jogos e brincadeiras elencados. A pesquisa resultou em um produto final que compreendeu em um evento aberto para a comunidade escolar vivenciar tais jogos e brincadeiras, oportunizando o conhecimento da origem e das histórias das famílias, bem como o estar junto.,
Palavras-chave: Família. Étnico-racial. Relações.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
12
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO