RESULTADO DE BUSCA
PANORAMA DAS PRODUçõES ACADêMICAS SOBRE POLíTICAS PúBLICAS E SUPERDOTAçãO: RESULTADOS PRELIMINARES
Autor Principal: Carolina Oliveira Franco        Co-autores: Ketilin Mayra Pedro
Resumo: Dentre os estudantes público-alvo da educação especial, temos aqueles com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, altas habilidades/superdotação (AH/SD) e transtorno do espectro do autismo. Para que os indivíduos com AH/SD tenham suas necessidades educacionais reconhecidas e atendidas, necessitamos de políticas públicas eficientes que regularizem e norteiem os processos de identificação, avaliação e atendimento dessa população. Desse modo, constitui-se como objetivo desta pesquisa analisar as produções acadêmicas sobre AH/SD, no âmbito das políticas públicas. Para tanto, foi feita uma revisão sistemática de literatura na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e na Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), com os seguintes descritores: “Políticas públicas AND Superdotação”; “Políticas públicas AND talento”; Políticas públicas AND Educação especial”. Além da análise das produções acadêmicas, verificaremos o ano de publicação das mesmas, bem como a universidade e/ou periódico em que a produção foi disponibilizada. Com o objetivo de detalhar ainda mais os resultados encontrados nos bancos de dados, organizamos os dados em gráficos e quadros. Nesse sentido, as próximas etapas a serem realizadas na pesquisa contam com a análise das informações encontradas nos títulos selecionados, assim como a elaboração de fichas bibliográficas para comparação de dados entre as produções, a fim de destacar as diferentes opiniões e pontos de vista relatados pelos respectivos autores.,
Palavras-chave: Educação Especial. Altas Habilidades/Superdotação. Políticas Públicas
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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