RESULTADO DE BUSCA
A MOBILIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor Principal: Guilherme Moraes de Oliveira        Co-autores: Marina Abrão Ballak Dias, Victor Cherubin Alves, Douglas Verrangia Correa da Silva
Resumo: O presente trabalho traz uma relação da mobilização de estudantes de uma escola pública de ensino médio de São Carlos, no interior paulista, com a mobilização do docente. Essa análise ocorreu em um contexto em que o professor foca seu trabalho em atividades diferenciadas cuja principal finalidade é a inclusão de seus alunos no processo de construção das aulas e de seu próprio conhecimento. Durante o processo de estágio de dois destes autores, foi possível observar tanto ações do docente quanto a resposta em termos de mobilização das/os alunas/os. Assim, foi possível relacionar mobilização e o engajamento dessas duas dimensões do processo educativo. Essa mobilização docente é descrita e defendida por Bernard Charlot, e é de fundamental importância para as novas características que o processo de ensino e aprendizagem nos apresenta em uma sociedade que se remodela por meio das novas gerações. O engajamento dos alunos observado por nós durante as aulas que acompanhamos e por análises semanais escritas, feitas com apoio de referencial teórico por todo o período de estágio confirmam que a postura de se mobilizar, apresentada pelo professor, possui um caráter positivo no aumento da mobilização dos discente nas atividades educacionais na direção de construção do saber, como aponta Charlot.,
Palavras-chave: Professor, Mobilização, Aprendizagem.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

Estatísticas:
9
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO