RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO: ENTRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E INTERESSES DO MERCADO
Autor Principal: Vanessa Zinderski Guirado        Co-autores: Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação de professores e as relações mercadológicas presentes nos processos educacionais desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior, particularmente nas licenciaturas, onde o campo educacional passa a ser entendido como um mercado em ampla expansão, consequentemente, dentro desta perspectiva, os cursos passam a ser comercializados como se a educação por eles oferecida fosse um mero produto, colocado a venda, para atender aos consumidores ávido em adquiri-los, logo, isso faz com que os discentes deixem de ser vistos como indivíduos que estão sendo preparados para o exercício da cidadania e para a futura inclusão no ambiente de trabalho, passando para a condição de consumidores, sendo que tal ação, ignora a função social da educação e a sua finalidade de contribuir para o desenvolvimento de um cidadão crítico reflexivo e capaz de desenvolver a sua autonomia. Por se tratar de uma pesquisa de Doutorado em andamento, as análises apresentadas são preliminares e estão embasadas na leitura do referencial teórico-metodológico adotados para o trabalho, assim, foram inicialmente analisados os documentos das agências internacionais multilaterais, as leis e pareceres referentes às políticas educacionais brasileiras para a formação de professores, livros e artigos científicos relacionados aos temas abordados e leituras indicadas pela professora orientadora, conforme especificadas nas referências bibliográficas.,
Palavras-chave: Formação de Professores. Políticas Públicas Educacionais. Mercantilização do Ensino.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

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