RESULTADO DE BUSCA
CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E LICENÇAS ABERTAS DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
Autor Principal: Felipe Do Espirito Santo        Co-autores: Rosemary Rodrigues de Oliveira
Resumo: Nos últimos anos a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) revolucionou as formas de compartilhar conteúdo, essas tecnologias também exercem papel de destaque no ensino e nos processos formativos. Atreladas às novas tecnologias, surgiram diversas formas de publicar material e novos tipos de licenças para essas publicações na era digital. É consenso na literatura que as concepções que os es- tudantes possuem são ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Com o objetivo de investigar os conhecimentos que estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade paulista, possuem a respeito dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e licenças abertas, foi aplicado questionário composto por 25 questões fechadas e seis abertas. Os dados obtidos a partir das respostas de 21 estudan- tes apontam que embora os sujeitos possuam um perfil tecnológico que indique grande uso das TDICs, e que apoiem a divulgação de conteúdos na web, os mesmos desconhe- cem o conceito de REA e de licenças abertas, o que denota uma necessidade real de pro- por discussões sobre o tema em processos de formação inicial de professores, para que os licenciandos possam explorar, em sua futura prática pedagógica, as possibilidades e potencialidades trazidas pela Internet e suas implicações, incluindo entre estas os REA.,
Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos. Levantamento de Conhecimentos Prévios. Formação inicial de professores.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

Estatísticas:
9
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO