RESULTADO DE BUSCA
MEDITAçãO NO ENSINO SUPERIOR: PRáTICAS MEDITATIVAS PARA LICENCIANDOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)
Autor Principal: Graziella Toffolo Luiz        Co-autores: Rogério Adolfo de Moura
Resumo: Atualmente práticas de meditação silenciosa tem sido utilizadas no ensino superior, não obstante, tais pesquisas ainda são escassas no Brasil. Com base em pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema, neste estudo foram guiadas práticas de meditação silenciosa, sentada em cadeiras, com duração entre 5 e 10 minutos em salas de aula para 31 alunos de quatro disciplinas de estágio de licenciatura da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A coleta de resultados consistiu em questionários e na pintura de desenhos anônimos com os universitários. Verificou-se de forma geral maiores níveis de bem-estar, sendo que com a prática da meditação 94% dos estudantes se sentiram mais relaxados e 94% dos estudantes gostariam que a prática da meditação fosse expandida para outras disciplinas que cursam. A meditação parece poder ser uma ferramenta para melhorar a globalidade da formação dos universitários.,
Palavras-chave: Meditação. Ensino Superior. Práticas Educativas.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

Estatísticas:
13
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO