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GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE APONTAM AS PESQUISAS NA ÁREA?
Autor Principal: Leticia Pereira Malta        Co-autores: Tatiana Noronha de Souza
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar publicações realizadas no campo da Gestão Democrática na Educação Infantil. Justificamos o estudo através da importância de se pensar na efetiva implantação da gestão democrática, na especificidade da educação infantil e nas diferentes formas de participação das crianças na construção do projeto político-pedagógico. O recorte foi definido através do levantamento de artigos que tratam da Gestão Democrática na Educação Infantil nos últimos dez anos. A metodologia consistiu no cruzamento de duas palavras-chave: educação infantil e gestão democrática, em dois diferentes portais, o que resultou em seis artigos publicados em periódicos revisados por pares. Após a leitura individual de cada artigo foi feita a tabulação das informações e inseridas em uma planilha de Excel. Os resultados obtidos mostram que esse tipo gestão é essencial para uma melhor qualidade do ensino infantil, porém, verificou-se que a Gestão Democrática inexiste ou é implementada somente em alguns aspectos. Notamos escassez de pesquisas acadêmicas sobre a temática, tanto teóricas quanto de campo sobre como esse modelo de gestão é percebido pela criança, familiares e professores, uma vez que esse tipo de pesquisa se concentra mais nos gestores escolares.
Palavras-chave: Gestão Democrática – Educação Infantil - Política Educacional
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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