PROPOSIÇÕES FORMATIVAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: REFLEXOS NO TRABALHO DOCENTE | |||
Autor Principal: | Victoria Mottim Gaio Co-autores: Camila Macenhan | ||
Resumo: | A presente pesquisa investiga os reflexos das proposições formativas do coordenador pedagógico na ação educacional realizada pela escola. Para tanto, possui como objetivo geral: desvelar o reflexo das proposições formativas do coordenador pedagógico no trabalho dos professores. E, como objetivos específicos: identificar o trabalho desenvolvido na escola pelo coordenador pedagógico; analisar a compreensão dos professores referente às ações dos coordenadores pedagógicos; compreender o papel do coordenador na escola para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. A fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem o papel e atuação do coordenador pedagógico enquanto mediador do trabalho pedagógico, como Domingues (2009), Pinto (2011), Placco (2012) e a compreensão de formação continuada considerada a partir da prática docentecom Nóvoa (1995) e Imbernón (2011). A investigação baseia-se na análise qualitativa, utilizando o questionário como instrumento para a coleta de dados, tendo como sujeitos os professores e coordenador pedagógico de uma instituição municipal de Educação Infantil. Os resultados parciais advêm do reconhecimento do trabalho do coordenador pedagógico frente às práticas pedagógicas do docente e da sua contribuição para a melhora do ensino (GAIO, 2018), assim, buscando contribuir para formações e práticas de acompanhamento ao docente. | ||
Palavras-chave: | Coordenador Pedagógico. Formação Continuada. Trabalho Docente. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
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