RESULTADO DE BUSCA
PROPOSIÇÕES FORMATIVAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: REFLEXOS NO TRABALHO DOCENTE
Autor Principal: Victoria Mottim Gaio        Co-autores: Camila Macenhan
Resumo: A presente pesquisa investiga os reflexos das proposições formativas do coordenador pedagógico na ação educacional realizada pela escola. Para tanto, possui como objetivo geral: desvelar o reflexo das proposições formativas do coordenador pedagógico no trabalho dos professores. E, como objetivos específicos: identificar o trabalho desenvolvido na escola pelo coordenador pedagógico; analisar a compreensão dos professores referente às ações dos coordenadores pedagógicos; compreender o papel do coordenador na escola para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. A fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem o papel e atuação do coordenador pedagógico enquanto mediador do trabalho pedagógico, como Domingues (2009), Pinto (2011), Placco (2012) e a compreensão de formação continuada considerada a partir da prática docentecom Nóvoa (1995) e Imbernón (2011). A investigação baseia-se na análise qualitativa, utilizando o questionário como instrumento para a coleta de dados, tendo como sujeitos os professores e coordenador pedagógico de uma instituição municipal de Educação Infantil. Os resultados parciais advêm do reconhecimento do trabalho do coordenador pedagógico frente às práticas pedagógicas do docente e da sua contribuição para a melhora do ensino (GAIO, 2018), assim, buscando contribuir para formações e práticas de acompanhamento ao docente.
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Formação Continuada. Trabalho Docente.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
8
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO