INCLUSãO ESCOLAR E EDUCAçãO ESPECIAL: CONTRIBUIçõES DA PSICOLOGIA HISTóRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTóRICO-CRíTICA | |||
Autor Principal: | priscilla christoff teixeira Co-autores: Bruna Correia Costa , Débora Nogueira Tomás | ||
Resumo: | Os documentos que norteiam a inclusão escolar buscam um processo educativo de qualidade para todos, fazendo com que as escolas procurem se adequar às singularidades de cada aluno, que todas as crianças/ adolescentes estejam frequentando a sala de aula do ensino regular e assim, se concretize os objetivos da diversidade. Porém, o fato de alunos com necessidades educacionais estarem frequentando o ensino regular não foi capaz de garantir que houvesse um ensino e aprendizagem satisfatório, tais alunos, em sua maioria não recebem o suporte necessário para se materializar os objetivos da educação escolar. Assim, este estudo busca responder as indagações: Como a inclusão do aluno de Educação Especial se efetiva na escola regular? Quais as relações desta inclusão com as teorias pedagógicas e documentos vigentes no sistema de ensino? A partir de uma pesquisa conceitual, bibliográfica, calcada nos pressupostos teóricos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, tem-se o objetivo de analisar documentos nacionais e internacionais sobre a inclusão de alunos de educação especial no ensino regular, as teorias pedagógicas que norteiam a política de inclusão no Brasil e assim, contribuir com a realidade concreta da educação brasileira, em particular, dos alunos público alvo da educação especial., | ||
Palavras-chave: | educação especial; pedagogia histórico-crítica; educação escolar. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
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