RESULTADO DE BUSCA
EDUCAÇÃO BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS NA PRÁTICA: VIVÊNCIA COM ALUNOS SURDOS E MATERIAL ADAPTADO
Autor Principal: Bianca Salles Conceição        Co-autores: Luísa Leôncio Monti, Vanessa Regina de Oliveira Martins, Mariana Peres de Morais
Resumo: O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar a vivência prática em uma disciplina do curso de Tradução e Interpretação em Libras/Português (TILSP) que foca na atuação do intérprete educacional. Usou-se para embasamento teórico a filosofia da diferença pautada especificamente em Michel Foucault e pesquisas relacionadas ao campo da surdez. A experiência ocorreu em uma Universidade Federal do estado de São Paulo, a partir da atividade pertencente a uma disciplina ofertada pelo curso TILSP, na qual os graduandos deveriam desenvolver vídeos baseados em histórias infantis em língua de sinais. A atividade desenvolvida neste relato teve como participantes os alunos graduandos e alunos surdos de uma escola inclusiva com proposta bilíngue das etapas de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental ciclo I e II. As etapas para desenvolvimento dessa atividade foram: 1) Receber os alunos surdos; 2) Assistir aos dois vídeos; 3) Dividir tanto os alunos surdos quanto os graduandos em dois grupos para a instrução da atividade e 4) Solicitar aos alunos surdos a recontação da história a partir de orientações dos graduandos realizadas em língua de sinais. Como resultado consideramos a relação dos alunos surdos com os materiais produzidos em Libras, a interação em Libras; a percepção das especificidades de uso da língua de sinais pelo público infantil e jovem e, a compreensão da importância da Libras na relação de aprendizagem de crianças surdas. ,
Palavras-chave: Educação Bilíngue. Surdez. Materiais adaptados. Contação de história. Libras.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
18
acessos
11
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO