RESULTADO DE BUSCA
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE PRIVADA E O IMPORTANTE PAPEL DO GESTOR NESSE PROCESSO
Autor Principal: Daniela Guilhen        Co-autores: Suzelei Faria Bello, Andrea Carla Machado
Resumo: A inclusão escolar estabelece que as pessoas com necessidades educativas especiais sejam incluídas de forma efetiva nas escolas de ensino regular, dessa maneira ela favorece a diversidade, pois considera que todos os alunos podem ter necessidades educativas especiais em algum momento da sua trajetória escolar. O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência a partir de uma realidade escolar da rede privada, os desafios enfrentados pela gestão pedagógica, buscando efetivar em sua prática educacional o que prevê as legislações. A proposta é evidenciar a importância de fundamentar as práticas escolares nas bases legais, pois amparam os alunos público alvo da educação especial, favorece os alunos que apresentam necessidades educativas especiais, e de igual forma ampara, direciona e orienta os sistemas de ensino para promover uma educação de qualidade para todos. Esses fatos refletiram um processo de reorganização da estrutura pedagógica para oferecer uma educação de qualidade ao público alvo da educação especial, entre eles a crescente demanda de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). De igual modo, percebemos que esse desafio não é somente do professor e sim de toda a equipe escolar, o apoio dos gestores é fundamental, pois valida as atribuições do educador, valoriza suas competências pedagógicas e garante o ensino para todos os alunos.
Palavras-chave: Inclusão escolar, Ensino Estruturado, Transtorno do Espectro Autista.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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