DO OSTRACISMO à IMPLEMENTAçãO DE SALA DE RECURSOS PARA ALTAS HABILIDADES | |||
Autor Principal: | SONIA MARIA MACIEL LOPES Co-autores: Carina Alexandra Rondini | ||
Resumo: | O presente trabalho é um breve relato no qual se descreve o percurso escolar de um aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), entre os anos 2017 a 2019, em uma Diretoria de Ensino da rede pública paulista, com o objetivo de refletir como a inclusão ainda representa um desafio a ser vencido, no âmbito das políticas públicas para educação especial, no que se refere aos alunos com AH/SD; além disso, visa a compreender a legislação que trata do assunto na rede do estado de São Paulo e os instrumentos de avaliação que possibilitam a materialização desse direito. No caso em tela, o atendimento ao aluno nasceu de um esforço conjunto e parceria entre profissionais responsáveis pela área, de um lado, da Diretoria de Ensino, e, de outro, do aporte teórico de uma Universidade pública do noroeste paulista. Nesse sentido, houve o prelúdio ao acompanhamento e atendimento desse aluno superdotado, surgindo a possibilidade de implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em AH/SD, nessa Diretoria de Ensino. Foi um processo moroso, devido à burocracia existente. A partir desse caso específico, tem-se o seguinte questionamento: se dados oficiais demonstram que há um percentual de 3% a 5% da população com AH/SD, em diversos contextos sociais, onde se encontram, quando deveriam estar cadastrados no Censo Escolar como sujeitos de políticas públicas? O trabalho baseia-se num estudo de caso, com cunho qualitativo, mediante estudos bibliográficos de autores que tratam do tema e legislações pertinentes., | ||
Palavras-chave: | Superdotação. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recurso | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
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