RESULTADO DE BUSCA
A CONSTRUçãO DO PENSAMENTO CIENTíFICO NA EDUCAçãO INFANTIL EM éPOCA DE PROJETOS ANTIDEMOCRáTICOS
Autor Principal: Brida Mantovan        Co-autores: Flávia da Silva Ferreira Asbahr
Resumo: Buscamos fazer uma análise crítica de dois projetos que vêm sendo propostos na área da educação, respectivamente: Programa Escola sem Partido e o Novo Ensino Médio . Em um segundo momento refletimos sobre o papel da escola a partir da Pedagogia Histórico-crítica (PHC), e nos posicionamos a favor da construção do pensamento científico desde a educação infantil. Assim, entendemos que as ideias contidas nos referidos projetos se baseiam nos posicionamentos valorativos das pedagogias do aprender a aprender tendo um cunho tecnicista, neoliberal e antidemocrático, cumprindo com a agenda política de quem os criou, e empobrecendo o currículo escolar. Destarte, concluímos que projetos que deixem os alunos alheios às implicações do gênero humano servem para sua desumanização e alienação. ,
Palavras-chave: Projetos Antidemocráticos; PHC; Pensamento científico; Educação Infantil.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
15
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO