A CONSTRUçãO DO PENSAMENTO CIENTíFICO NA EDUCAçãO INFANTIL EM éPOCA DE PROJETOS ANTIDEMOCRáTICOS | |||
Autor Principal: | Brida Mantovan Co-autores: Flávia da Silva Ferreira Asbahr | ||
Resumo: | Buscamos fazer uma análise crítica de dois projetos que vêm sendo propostos na área da educação, respectivamente: Programa Escola sem Partido e o Novo Ensino Médio . Em um segundo momento refletimos sobre o papel da escola a partir da Pedagogia Histórico-crítica (PHC), e nos posicionamos a favor da construção do pensamento científico desde a educação infantil. Assim, entendemos que as ideias contidas nos referidos projetos se baseiam nos posicionamentos valorativos das pedagogias do aprender a aprender tendo um cunho tecnicista, neoliberal e antidemocrático, cumprindo com a agenda política de quem os criou, e empobrecendo o currículo escolar. Destarte, concluímos que projetos que deixem os alunos alheios às implicações do gênero humano servem para sua desumanização e alienação. , | ||
Palavras-chave: | Projetos Antidemocráticos; PHC; Pensamento científico; Educação Infantil. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil | |
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