RESULTADO DE BUSCA
A PRODUÇÃO ARTÍSTISCA DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL. POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÕES DO DESENHO
Autor Principal: Thaeza Silva Trevisi Calmona        Co-autores: Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Resumo: O desenho na educação infantil é uma forma de representação gráfica do educando, que no primeiro ano do ensino fundamental começa a ser deixado de lado mediante a inserção de um currículo que prioriza vários componentes curriculares, menos a Arte, o docente por desconhecer a importância do desenho acaba por não utilizar em suas práticas como auxiliador no processo de ensino e aprendizagem, podendo chegar até a uma estagnação do desenho infantil. Diante desse contexto, o objetivo geral da pesquisa em andamento é compreender como é utilizado o desenho com a criança do primeiro ano do ensino fundamental I e assim conhecer a concepção que os professores de educação básica I tem sobre a importância do desenho no processo de ensino e aprendizagem. Será realizada uma pesquisa qualitativa, que utilizará de estudos bibliográficos sobre a importância do desenho para o desenvolvimento integral do educando e também coleta de dados empíricos com professores do primeiro ano do ensino fundamental do município de Lins- SP, acerca do processo criador e do desenho retratados em sala de aula, analisando se os docentes reconhecem a importância de usar o desenho no processo de ensino e aprendizagem e buscando compreender quais são os desafios que encontram ao trabalhar com as produções infantis. Baseado nas informações levantadas serão elaborados cadernos didáticos com texto reflexivo e orientações para a utilização significativa do desenho no desenvolvimento criador e expressivo da criança,
Palavras-chave: Desenho infantil. Desenvolvimento da aprendizagem. Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
13
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO