RESULTADO DE BUSCA
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Autor Principal: Jéssica Caroline Paes
Resumo: A experiência iniciou-se pela leitura do livro Júlia e seus amigos de Lia Crespo, que conta a história de uma menina cadeirante em sua rotina escolar. Escrevi cartas com meus alunos para a autora e postei-as nos Correios. A autora respondeu-as e dias depois fomos visitar uma sala de recursos para pessoas com deficiência visual, que conta com recursos como: lupa e máquina de escrever em BRAILLE. Lá, os alunos compreenderam que a deficiência visual não caracteriza limitação, como esclarece Vygotsky o cego seguirá sendo cego, e o surdo, seguirá sendo surdo, mas deixarão de ser deficientes, porque a deficiência é um conceito social . (Vygotsky, 2001). Usando como exemplo a cegueira, Vygotsky argumenta que a verdadeira deficiência será a consequência da baixa integração da criança ao meio, ou seja, a pequena função social que exercerá em sociedade. Para finalizar, a autora veio até o município para conhecer os alunos e foi homenageada. Os resultados apareceram durante todo o processo pedagógico, pois em todas as atividades houve a devolutiva e intervenção da professora. Como conclusão, os alunos escreveram uma crônica, que serviu como instrumento avaliativo, onde narraram suas aprendizagens e explicitaram seus avanços na leitura e escrita, quebrando ainda, paradigmas sobre pessoas com deficiências,
Palavras-chave: Inclusão, interdisciplinaridade, intervenção, sequência didática.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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