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A CONSTRUçãO DE VALORES MORAIS E A PERSPECTIVA DISCENTE: PRáTICAS DOCENTES E A FORMAçãO ESCOLAR
Autor Principal: FILIPE PIMENTA CAROTA        Co-autores: Andrea Marqueti Vilaça, Gabriela Ferreira
Resumo: As rápidas mudanças do século XXI e a crise de valores morais retomou a discussão de uma educação baseada na humanização da formação escolar. Reflexões quanto à moral e à visão dos jovens sobre os adultos de hoje foram apontadas por Imanishi, Passarelli e La Taille (2011). Sendo a moralidade influenciada por outros valores sociais, Nucci (2000) reforça que as rápidas transformações na sociedade são acompanhadas pelo receio de que os valores não estejam sendo transmitidos aos mais jovens. Práticas voltadas, sobretudo, para a formação das virtudes humanas, valores morais e bons hábitos foram baseadas na pedagogia de Victor García Hoz, como uma educação personalizada. Cabe-nos inquirir: o que é uma formação humana personalizada? De que forma essa pedagogia contempla seus objetivos de formação? E o mais importante, de que modo os discentes percebem as práticas pedagógicas na linguagem implementada e percebida por eles nessa instituição de ensino? O objetivo desse trabalho é analisar a perspectiva discente sobre as práticas de formação humana. Para tanto, propõe-se o uso de uma metodologia qualitativa por meio de um estudo de caso para analisar a instituição. A coleta de dados e os instrumentos, ou técnicas, para realização do projeto são: pesquisa bibliográfica; coleta de dados em entrevistas/questionários; e estudo da proposta educacional para fundamentação da pesquisa. ,
Palavras-chave: Educação Escolar. Formação Humana. Percepção Discente.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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