VIOLÊNCIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA | |||
Autor Principal: | Marina Ferreira Co-autores: Gyovanna Alves Batista, Tatiana Noronha de Souza | ||
Resumo: | A Educação Ambiental tem como uma de suas finalidades contribuir para a formação de pessoas mais solidárias e engajadas social e ambientalmente. Diante disto, um grave problema na vivência escolar é a violência (tanto por parte dos educandos como por parte da própria gestão escolar). A intervenção didática, aqui relatada, é parte de um projeto que utilizou a educação ambiental no combate à violência, e buscou levantar quais são as violências vivenciadas pelos alunos e quais os fatores poderiam ter influência na mesma. Para tanto, apresentamos reflexões sobre a aplicação do Questionário Juventude Brasileira e o Levantamento de Conhecimentos Prévios realizado em duas turmas de Ensino Fundamental II. Os resultados mostram que as meninas percebem ter sofrido mais violência, e que a maior parte dos alunos acredita que a educação ambiental pode contribuir para a diminuição da mesma. Os relatos e respostas demonstram a importância desse diálogo e a relevância da E.A. no combate à violência., | ||
Palavras-chave: | Educação Ambiental. Violência Escolar. Ensino Fundamental II. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
Estatísticas: | 13 acessos |
9 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!