RESULTADO DE BUSCA
INTERAÇÕES SOCIAIS: ESTUDO E INTERVENÇÃO COM RELAÇÃO À AGRESSIVIDADE E TIMIDEZ NA ESCOLA
Autor Principal: Andreia Cristiane Silva Wiezzel
Resumo: As dificuldades nas interações sociais está, no cenário mundial, entre as questões que mais têm preocupado os professores e gestores, considerando os prejuízos humanos que podem causar. Tendo em vista tal problemática, elaborou-se em um projeto por meio do qual fosse possível atuar junto às dificuldades de relacionamento verificadas em sala de aula, sobretudo com relação às manifestações agressivas e timidez, comportamentos que mais se sobressaem neste contexto. O método utilizado é a pesquisa qualitativa, tendo em contribuição as teorias de Aberastury e Winnicott, a partir das quais é possível compreender e investigar o desenvolvimento emocional humano através de atividades lúdicas. No processo de coleta de dados foram realizadas entrevistas com os professores e pais e atividades lúdicas com as crianças selecionadas pela equipe gestora da escola. Tais crianças foram selecionadas por apresentarem excessivos comportamentos relacionados à agressividade ou fortes características de timidez. Os dados parciais foram analisados com base nos princípios da pesquisa qualitativa, em cotejo com as teorias acerca do desenvolvimento emocional infantil estudadas. Até o momento foram realizados encontros lúdicos com as cinco crianças selecionadas, a partir dos quais se considera que houve amenização nas dificuldades de relacionamento. O próximo passo, envolve um trabalho de orientação com pais e professores.,
Palavras-chave: Interações sociais. Crianças. Escola.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
7
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO