RESULTADO DE BUSCA
MODELO DO COENSINO COMO APOIO À ESCOLARIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Autor Principal: Simone Catarina de Oliveira Rinaldo        Co-autores: Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo, Lorinisa Knaak da Costa
Resumo: O ensino colaborativo no Brasil, aplicado ao público-alvo da educação especial (PAEE), ainda não é o modelo de atendimento educacional especializado (AEE) adotado, entretanto, apresenta-se como importante estratégia de inclusão no contexto escolar. Compreende-se que, neste modelo de ensino, a prática do professor da educação especial, em parceria com o professor da sala comum, contribui positivamente para a construção do conhecimento dos alunos PAEE. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar um caso de parceria e trabalho em colaboração entre uma professora de Educação Especial e uma professora do ensino comum, para apoio à escolarização de um aluno PAEE, na educação infantil, voltada para o modelo do ensino colaborativo, fruto das formações continuadas oferecidas aos professores do município participante da pesquisa. O referencial teórico que sustenta este estudo é perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. Os principais resultados mostraram que quando existe o coensino, de forma real, os professores, apesar dos obstáculos, são capazes de encontrar momentos para refletirem e planejarem o trabalho para as crianças PAEE.,
Palavras-chave: Ensino colaborativo/coensino. Educação especial. Prática pedagógica
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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