RESULTADO DE BUSCA
ESTRATÉGIA METODOLÓGICAS PARA SE TRABALHAR O SIGNIFICADO DAS EMOÇÕES NA PRÉ-ESCOLA
Autor Principal: Bárbara Nakano        Co-autores: Maysa Matiello Gonçalves, Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Resumo: Nesse relato de experiência, consideramos que as emoções são expressões complexas da afetividade, na qual a criança possui a capacidade de desenvolver e aprimorar durante suas relações de interações com o meio, sendo estas capazes de influenciar positivamente ou negativamente os processos de aprendizagem e socialização dos indivíduos. O ambiente escolar, objetivo de pesquisa deste trabalho, é um dos principais pontos de socialização das crianças e adolescentes. Dessa forma o presente estudo tem como objetivo observar os aspectos emocionais e analisar sua influência no desenvolvimento da aprendizagem e nos processos de construções das relações humanas, assim como a forma com que as crianças às expressam, compreendem e lidam com estes processos afetivos e avaliar o modo no qual a escola busca trabalhar e incentivar a compreensão de uma educação para afetividade. Buscou-se aporte teórico no estudo dos conteúdos do desenvolvimento do indivíduo com base nos estudos sobre a teoria de Wallon fundamentado nas autoras Palorin (2007) e Galvão (1995), além de Antunes (2012), Silva (2017) e Goleman (2007). As observações foram realizadas durante as atividades do Programa Residência Pedagógica numa escola pública municipal de educação infantil.,
Palavras-chave: Emoções e aprendizagem. Educação Infantil. Programa Residência Pedagógica.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
9
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO