RESULTADO DE BUSCA
TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DOS ESPORTES
Autor Principal: Luiz Matheus Ramos        Co-autores: willer soares maffei
Resumo: Na trajetória da Educação Física Escolar, buscou-se por meio da hegemonia do esporte, legitimar a presença do componente no espaço escolar, e em decorrência disso, surgiram algumas problemáticas de cunho pedagógico. Passados cerca 30 anos do surgimento e implementação de concepções teóricas metodológicas críticas advindas do Movimento Renovador da Educação Física, era esperado que as consequências advindas do modelo esportivo de outrora já estivessem sido superados através da prática pedagógica docente. Por meio, de uma pesquisa baseada em uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, referenciados teoricamente pela teoria crítica da sociedade, buscou-se identificar se as práticas pedagógicas dos professores participantes do estudo são influenciadas pela racionalidade técnica e se os usos de métodos (competitivos) para o ensino do esporte contribuem para o surgimento de ações violentas por parte dos alunos. Na coleta de dados, foi utilizado questionário contendo 13 perguntas abertas. A amostra foi composta por vinte professores estudantes do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (PROEF). Conclui-se que, mesmo demostrando avanços metodológicos, a dependência referente aos referenciais curriculares, a falta de reflexão sobre os conteúdos contidos nestes documentos e o uso indiscriminado da competição nas práticas pedagógicas, acabam por comprometer a contemplação da educação crítica voltada ao esclarecimento e emancipação dos alunos.,
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas, Esporte, Teoria Crítica
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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