RESULTADO DE BUSCA
CONTRIBUIçõES PARA AVALIAçãO DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS PROFISSIONAIS EM UMA ESCOLA MéDICA: A AVALIAçãO FORMATIVA EM FOCO
Autor Principal: MARCO AURELIO MONTEIRO
Resumo: Introdução: As Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Medicina enfatizam que o médico deve ter formação humanista, crítica e ética, da compreensão biopsicossocial do processo saúde-doença. A avaliação formativa do Studium Generale (AFSG) é tida como parte do processo ensino-aprendizagem, à medida que variáveis referentes à postura ética-profissional são desenvolvidas. Objetivos: Relatar o processo de avaliação formativa no curso de medicina do módulo Studium Generale (SG) da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos. Relato: O SG é um módulo que trabalha a humanização em saúde, ocorre semestralmente. São vários os critérios referenciados da AFSG, sobretudo em relação ao saber ser e ao saber fazer preconizados de acordo com as Diretrizes, para a assimilação de uma prática humanizada da profissão. Aos acadêmicos são trabalhados esses critérios com feedback formais e informais de maneira individualizada, resultando em uma progressão ou não no curso. Resultados: A AFSG vem colaborando com o entendimento dos alunos em relação as suas fragilidades e fortalezas em relação ao comportamento ético e humanizado que tal profissão preconiza. Conclusões: A escola médica é um espaço oportuno para trabalhar comportamentos em relação a prática profissional. AFSG vem sinalizando ao discente o caminho para prática humanizada na saúde.,
Palavras-chave: Educação Médica; Avaliação; Humanização
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

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