RESULTADO DE BUSCA
INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: APLICABILIDADE DOS OBJETOS TÁTEIS
Autor Principal: Maria das Graças da Silva Lima        Co-autores: Carlos Alberto Sanches Pereira, Beatriz de Souza Medeiros
Resumo: Somente a garantia de acesso ao PcD não é suficiente, uma vez que se torna necessário garantir a permanência do aluno com deficiência visual no processo escolar e, para isso, práticas pedagógicas inovadoras precisam ser empregadas, cujo maior objetivo é a aprendizagem de forma significativa. Nessa situação, evidencia-se a importância da formação no curso de formação de professores, para que possam ser propositores de situações que favoreçam a aprendizagem. Este trabalho aborda o desenvolvimento de oficinas pedagógicas cuja temática foi o uso de objetos táteis como como proposta didático-pedagógica e facilitadores para a inclusão do deficiente visual no ensino de Ciências. As oficinas foram planejadas tendo por base as respostas obtidas das participantes em questionário inicial. O objetivo principal da Oficina foi proporcionar espaços de trocas de saberes e oportunizar a ação-reflexão-ação sobre as temáticas: inclusão, objetos táteis, deficiência visual e ensino de ciências, o que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico das discentes, o diálogo sobre a inclusão e a discussão sobre os impactos dos objetos táteis na prática inclusiva. Este trabalho, auxiliou no fomento de práticas e no uso de ferramentas inclusivas, como os objetos táteis. Obteve boa avaliação por parte das futuras professoras envolvidas ao oportunizar construções e visualização de caminhos acessíveis. ,
Palavras-chave: Formação de Professores. Objetos Táteis. Deficiência Visual.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
9
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO