RESULTADO DE BUSCA
EXERCÍCIO REFLEXIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Autor Principal: Adriele Ribeiro dos Santos        Co-autores: Natália Gabrielly dos Santos, Dulcimeire Aparecida Volante Zanon
Resumo: Há um consenso entre os pesquisadores de que a formação de professores pautada na racionalidade técnica não favorece o entendimento das realidades escolares. Ao contrário, o estágio que tem por base a racionalidade crítica valoriza a reflexão sobre a ação e permite ao futuro professor confrontar e reconstruir sua prática. A partir dessa premissa, no presente trabalho, buscamos investigar as contribuições das narrativas reflexivas baseadas em uma adaptação do ciclo de Smyth (1991), mais precisamente, de duas etapas, a saber, o confronto de opiniões e a reconstrução da prática pedagógica, pois podem favorecer o entendimento de aspectos da docência. Para tal, foram analisadas as narrativas produzidas por duas estagiárias de um curso de licenciatura em Química, no âmbito da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Química A , de noventa horas, de uma universidade pública brasileira do Estado de São Paulo. De acordo com as discussões apresentadas, foi possível inferir que a imersão das estagiárias no processo reflexivo permitiu compreender e reinterpretar a realidade escolar e a profissão docente, já que favoreceu a tomada de consciência de algumas características de suas ações e fomentou reflexões sobre as situações vividas, observadas e idealizadas. Assim, o Estágio Curricular propiciou um ambiente de discussão e reflexão, oportunizando às estagiárias repensar práticas e avaliar seu desempenho profissional.,
Palavras-chave: Exercício Reflexivo. Formação Inicial de Professores de Química. Estágio.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
12
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO