RITMO E LINGUAGEM NA PERSPECTIVA DO ORFF-SCHULWERK NOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I | |||
Autor Principal: | Cassiano Lima da Silveira Santos Co-autores: Maria do Carmo Monteiro Kobayashi | ||
Resumo: | O presente artigo apresenta-se em forma de relato de experiência de um arranjo e atividade musical direcionada para alunos do Ensino Fundamental I (1º ano). A dinâmica é embasada através de uma revisão bibliográfica dos trabalhos com ritmo e linguagem do Orff-Schulwerk. Os modelos de experiências de aprendizado são fornecidos pelos cadernos de composições de Carl Orff e Gunild Keetman, batizado de Música para Crianças - Volume I. As atividades musicais aqui descritas são arranjos do pesquisador-professor responsável por este artigo, tendo como objetivo relacionar o Orff-Schulwerk com a habilidade EF15AR14 da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) para Música e com as sugestões de processos de aprendizagem presentes no documento normativo brasileiro. , | ||
Palavras-chave: | Palavras-chave: Educação Musical. Orff-Schulwerk. Ensino Fundamental I. | ||
Modalidade: | Pesquisa em Andamento | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
Estatísticas: | 13 acessos |
11 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!